terça-feira, 22 de janeiro de 2013

12% dos idosos sofrem maus-tratos no Brasil

 


Em 54% dos casos, filhos são os agressores.
Levantamento foi feito por especialistas da Universidade Católica de Brasília.
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira  pela Universidade Católica de Brasília (UCB) revela que 12% dos idosos sofrem algum tipo de violência no Brasil. Em 54% dos casos, o agressor é o próprio filho. Segundo o levantamento, há 18 milhões de idosos no país.

O levantamento foi feito por especialistas do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Envelhecimento da UCB nas delegacias de polícia, secretarias de Assistência Social, Ministério Público e Disque-Idoso. Os resultados são assustadores, diz o coordenador da pesquisa, professor Vicente Faleiros.
Dos 60 mil casos de maus-tratos registrados em 2005 nas capitais do país, 25% ocorreram dentro de casa. As mulheres, segundo a pesquisa, foram as vítimas em 60% dos registros. Aquelas com idade acima de 80 anos são as que mais sofrem.
"O número de agressões é bastante elevado, por isso considero os resultados assustadores. Se levarmos em conta que a população idosa está crescendo, teremos em poucos anos um número grande de brasileiros em situação de risco", prevê o professor.
Tipos de violência Segundo a pesquisa, a violência psicológica é a mais comum. Inclui ameaças, discriminação e opressão. A violência física vem em seguida, com casos de espancamento e cárcere privado. Também são consideradas agressões o uso indevido do dinheiro do idoso e a retenção dos cartões bancários. O levantamento aponta ainda casos de negligência e abandono de maiores de 60 anos. Em oito capitais brasileiras, há também registros de violência sexual, o que foi considerado alarmante pelo professor Vicente Faleiros.
Ele ressalta que a relação de confiança com o agressor, não raro um familiar, cala as vítimas, o que Faleiros chama de "conluio do silêncio". Segundo a pesquisa, 90% das denúncias de maus tratos contra idosos são anônimas.


Quem assistiu Fantástico em janeiro se revoltou com cenas de agressão contra uma idosa de 100 anos...
Filho comprovou agressão por câmeras
Após desconfiar que a mãe estava sendo maltratada, o filho resolveu instalar câmeras pela casa da idosa. Após verificar as imagens, ele comprovou que a mãe vinha sendo agredida pela cuidadora e pela cozinheira.
O filho, que mora do andar debaixo, gravou as cenas depois de desconfiar do tratamento dado à mãe. “A gente começou a desconfiar quando ela reclamava muito dizendo que beliscavam ela, que brigavam com ela”, afirmou o filho.

O Disque Denúncia está atrás de informações que levem à prisão da cuidadora de idosos Margarida Ferreira e da cozinheira Maria José Lacerda, acusadas de agredir uma mulher de quase 100 anos. As duas foram indiciadas pelo crime de tortura e tiveram a prisão preventiva decretada, como informou o RJTV desta segunda-feira (21).
Quem tiver informações sobre o paradeiro das criminosas, pode ligar para o número (21) 2253-1177. O anonimato é garantido.

Se quizer ver o video entre no site do fantástico:

 http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/cameras-registram-cenas-de-maus-tratos-a-idosa-de-quase-cem-anos/2343208/

essa é a foto do disque denuncia das duas mulheres que agrediram a idosa quem soube de algo é só ligar:



Um comentário: